Hey guys! 💖 Nos dias 4 e 11 de novembro acontece a prova do Enem em todos os estados e no Distrito Federal. Uma das matérias mais temidas (além da matemática, claro) é a língua estrangeira, onde o aluno poderá optar por inglês ou espanhol.

Por isso, vou te dar algumas dicas práticas para que você arrase no Enem e em outras provas e principalmente nas questões de inglês! Are you ready? Let’s do this! 😎

 

1- Sobre a prova

Para começar, a prova do Enem acontecerá em dois domingos seguidos, dia 4 e 11 de novembro. No dia 4, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de 45 questões sobre Ciências Humanas e a Redação. Já no dia 11, serão as questões de Ciências da Natureza e 45 questões sobre Matemática.

Sobre as questões de inglês serão 5 questões e não serão de gramática. Terão conteúdo relacionado à interpretação de texto em tirinhas, reportagem, propagandas, artigos, poemas, músicas e etc.

* Uma dica: Pense rápido! O nervosismo pode te atrapalhar e muito! Por isso, guarde mais ou menos 2 minutos e meio para responder cada questão. Caso sinta muita dificuldade, deixe-a para o final e retome assim que estiver confortável ou ter uma solução para a pergunta.

 

2 – O que fazer antes da prova?

Antes da prova é recomendável que você esteja antenado nos assuntos mais atuais, tanto em português como no inglês. Veja conteúdos em inglês, como artigos, reportagens e propagandas, pois isso pode cair na prova.

Ah, uma dica é estar atento também nas músicas. Veja, por exemplo, se alguma música do momento tenha alguma letra que fale sobre humanidade ou algo social. Fiquei sabendo que em um ano, a música Viva la Vida do Coldplay foi utilizada na matéria de inglês! Veja um pedacinho da questão:

Outra dica super importante é que você pode praticar fazendo as questões dos últimos anos. Há muito conteúdo das provas anteriores na internet e que podem virar um suporte para que você tenha uma ideia de como será a prova! 🙂

 

3 – O que fazer durante prova?

Sei que é complicado, mas a principal dica que eu te dou é manter a calma. Você estará numa sala com muitas pessoas e com o tempo super cronometrado. Por isso, não deixe de respirar fundo e se concentrar na sua prova, pois o momento é de muita leitura e esforço!

Para começar, avalie a questão começando pelo título. Leia-o com atenção e veja a sua fonte. Após isso, foque no texto ou imagem, procurando palavras chaves ou elementos que poderão te auxiliar na resposta. Se achar necessário, grife as palavras que você desconhece para facilitar a sua própria interpretação.

Depois, vá para a pergunta e leia as alternativas. Procure entender do que se trata a questão para facilitar sua compreensão do assunto. Releia quantas vezes você achar necessário para entender a pergunta e comece a eliminar as respostas que você considerar errada. Na maioria das vezes, a resposta está no próprio texto, então tenha calma para ler e interpretá-lo.

 

 

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo dessa semana! Agora se concentre e boa sorte no Enem! Sei que a matéria de inglês já aconteceu no primeiro dia da prova, mas guarde essas dicas para outras ocasiões, incluindo o Enem 2019! 😉

Ah, me conte depois como foi as questões de inglês na prova!

Acesse ao conteúdo também pelo Sound Cloud aqui.

That’s it! I’ll see you next week or every day on social media! 💖