Hey guys! 😉  Hoje iremos bater um papo sobre quanto tempo demora para aprender inglês. Essa é uma dúvida muito comum e há muitas coisas que envolvem a jornada de aprendizado, pois irá variar de pessoa para pessoa e como todo o processo, existem alguns fatores que irá influenciar diretamente no processo.

Separei em 2 tópicos para você entender melhor e ver como você poderá aprender inglês em menos tempo!

1 – Engajamento e esforço

Para começar, o engajamento é muito importante no processo de aprendizagem. Quando você estuda algo que é realmente do seu interesse, a possibilidade de sucesso é gigantesca. Estude algo que você gosta, se engaje no seu aprendizado.

Outra questão que conta muito é o esforço que você está fazendo. Quantas horas por dia você poderia estudar, por exemplo? Estipular algumas metas, organizar sua agenda e priorizar seus interesses é uma ótima forma de te ajudar a assimilar o conteúdo.

Assim como o português, o inglês também possui suas regras e você precisa estudar bastante para compreender cada uma delas da melhor forma possível. Por isso, estude um conteúdo que você goste e se interesse e junte com todo o seu esforço, identificando suas dificuldades e priorizando seus estudos.

2 – Metodologia

Esta com certeza é uma das principais etapas para seu aprendizado e que irá te possibilitar melhores resultados. Você precisa escolher um método que não irá te travar e isso é o que acontece com a maioria dos estudantes brasileiros. O Brasil, por exemplo, é um dos países com mais escolas de inglês no mundo, mas somente cerca de 5% da população é fluente no idioma.

Em uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, diz que é necessário de 600 a 900 horas para ter um inglês fluente e isso equivale a aproximadamente 4 a 8 anos. E em outro caso, o autor do livro “Como não aprender inglês“, Michael A. Jacobs, dizia que era necessário cerca de 1.200 horas. É MUITA COISA, não?

Por que tanto tempo para aprender inglês, afinal? Isso ocorre principalmente por conta da metodologia aplicada para os alunos, o que acaba atrasando seu aprendizado e causando vários tipos de frustrações.

Muitas pessoas estudam anos com diferentes tipos de métodos, professores, escolas, e mesmo assim não conseguem aprender ou até mesmo sair do básico, e essa é uma das principais frustrações, já que o aluno acredita que a culpa por não aprender é dele.

Porém, é a metodologia aplicada que influencia diretamente na aprendizagem.

Método “BIA”

Estudamos por anos os métodos utilizados em diversas escolas de inglês e descobrimos que o motivo da demora no processo de aprendizado é decorrente do método “BIA”. Nesse método o aluno passa anos em processo que são do básico, intermediário, avançado.

No caso do básico, por exemplo, o conteúdo é apenas em um tempo verbal, que no caso é o presente. Porém, isso na prática, não representa nem a metade da nossa comunicação diária. Já no intermediário no método “BIA” o aluno vê o conteúdo do passado, criando assim uma lacuna, separando os dois tempos verbais. Depois de cerca de 3/4 anos, o aluno passa a ver o tempo futuro, fazendo outro espaço no aprendizado do inglês.

Por isso, o método “BIA” desassocia os tempos verbais e dificulta o aprendizado do aluno em inglês, causando um atraso prático no conteúdo e frustração no aluno. Outra dificuldade causada por essa metodologia é sobre a conversação, pois o aluno aprendeu tudo separadamente e por isso, dificilmente ele conseguirá elaborar uma conversa coerente, utilizando todos os tempos verbais.

Exterior

Muitos alunos optam por fazer a imersão do idioma no exterior, seja através de programas de intercâmbio ou até mesmo por trabalho. Porém, nem todos que desejam aprender o idioma possui condições para fazer viagens para estudar fora.

Outra questão é que nem todos os alunos conseguem se adaptar com o idioma e dificilmente conseguirão aprender de fato.

A metodologia ideal

Por isso a metodologia é tão importante. A Inglês 200 horas possui uma metodologia exclusiva feita especialmente para alunos brasileiros que já tentaram e não conseguiram aprender e até mesmo para quem está começando a aprender o idioma.

Um dos nossos diferenciais é na técnica de aprendizado. Nós ensinamos os 3 tempos verbais simultaneamente, focando na comunicação e no inglês do dia a dia. Tudo isso para destravar o idioma e para permitir a comunicação livre, independente.

O aluno não precisa passar 2,4 ou até 8 anos estudando. O que irá ajudar no seu aprendizado é a metodologia que ele escolher estudar. A Inglês 200 horas descobriu como fazer o processo inverso dos métodos tradicionais, e já ajudamos cerca de 100 mil alunos a destravarem o inglês e alcançarem a fluência. Descobrimos a lógica do idioma e como você irá aprender focando na comunicação, tanto na escrita como falada para que você realmente consiga aprender inglês.

Uma dúvida muito comum é: e quanto tempo dá 200 horas? Isso irá depender muito do aluno, pois possuímos curso online e presencial. Pode variar em 24 meses e até mesmo 12 meses. Se você utilizar a metodologia certa, com certeza o resultado do seu aprendizado será mais rápido.

Se concentre em usar as ferramentas necessárias, estude 40 minutos por dia ou 2/3 horas por semana, por exemplo. Tente focar no inglês todos os dias, através das músicas, séries, filmes e conteúdos programáticos do nosso curso para que você de fato destrave e conquiste o inglês.

That’s it! Espero que você tenha gostado das dicas de hoje e me conte a sua história com o inglês para compartilharmos nossas experiências! 😉

Follow me: InstagramTwitterFacebook and SoundCloud.

CADASTRA-SE PARA ESTUDAR!